Ir para o conteúdo principal

Adicionar apuradores

A opção de adicionar apurador estará disponível até que a cédula seja congelada, após isso não será mais possível adicionar nem remover apuradores.

Recomendamos fortemente que não seja adicionado nenhum apurador humano ao processo eleitoral, pois além de tornar o fluxo da apuração mais complexo, acrescenta o risco de perder o resultado da votação. Basta que um único apurador perca a sua chave secreta para que o resultado se torne impossível de descriptografar.

O sistema de eleições por padrão já atua como apurador das eleições, realizando automaticamente a descriptografia da apuração.

1) Para começar, acione o botão Apuradores no painel da eleição.

botão apuradores.png

2) Na tela de apuradores leia atentamente as instruções disponíveis para compreender o papel do apurador, se desejar prosseguir, acione o botão Adicionar apurador, leia o alerta e se desejar prosseguir acione o botão OK. Você será levado ao formulário de novo apurador.

botão adicionar apurador.png

3) Na tela de novo apurador, preencha o formulário com o nome e o email da pessoa que atuará como apurador e então acione o botão Adicionar apurador. Você será levado de volta para a tela de apuradores.

tela adicionar apurador.png

4) Na tela de apuradores, localize o apurador recém adicionado, então acione o botão de email. Leia o alerta e confirme acionando o botão OK.

Esta ação enviará um email para o apurador, contendo um link de acesso ao painel administrativo do apurador, onde ele poderá configurar suas chaves criptográficas e participar da descriptografia no período de apuração.

botão email apurador.png

Tudo pronto. Agora o novo apurador deve prosseguir com a configuração das suas chaves criptográficas, processo necessário para o fluxo da eleição. Caso seja adicionado mais de um apurador humano, todos devem configurar sua chaves para que a cédula possa ser congelada e o fluxo prossiga.

apurador deve configurar suas chaves.png