Criar urna
Para criar uma urna é necessário ter Perfil de Criador atribuído ao seu usuário. Caso não tenha este perfil atribuído, solicite a DITI, através de chamado no SUAP, anexando a portaria que comprove a sua participação em comissão eleitoral.
1) Na tela inicial, acione o botão "Criar uma urna", você será levado para a tela contendo o formulário de criação de urna:
2) Preencha o formulário com os dados da Urna, de acordo com o Edital da eleição, Normativas, e demais critérios e necessidades. Com o formulário preenchido, acione o botão "Criar":
Sempre leia atentamente a descrição abaixo de cada campo para compreender como deve ser preenchido.
3) Pronto! Você será levado para o painel da urna recém criada:
Entre as configurações disponíveis destacamos:
Urna Privada
Padrão: Desativado.
Ative esta configuração para tornar a Urna privada. Uma Urna privada só pode ser visualizada por usuários logados no sistema, melhorando a privacidade e segurança. Uma Urna pública pode ser visualizada por usuários logados e também por visitantes.
Em todos os casos apenas o Administrador da Urna poderá editar informações.
Usar Apelido
Padrão: Ativado.
Ative esta configuração para dar mais privacidade aos eleitores, o sistema não exibe seus nomes reais, é gerado um apelido que será exibido em seu lugar.
Alternativas em Ordem Aleatória
Padrão: Ativado.
Ative esta configuração para que as alternativas (candidatos ou chapas concorrentes) sejam exibidas em ordem aleatória na cabine de votação, no momento do voto, para cada eleitor.
1 Voto por CPF
Padrão: Ativado.
Se ativado, o eleitor que possuir mais de uma matrícula (aluno ou servidor), poderá votar nesta urna 1 vez com a matrícula que escolher (a que ele usar primeiro). Se desativado, o eleitor poderá votar 1 vez com cada matrícula.
Em nenhuma hipótese o Sistema permitirá o depósito de mais de um Voto com a mesma Matrícula em uma mesma Urna, quando uma pessoa possuir mais de uma matrícula, por exemplo, duas de aluno, ou uma de aluno e uma de servidor, e ambas estiverem presentes na mesma urna, cada matrícula poderá depositar 1 voto apenas, mas se a opção de 1 voto por CPF estiver ativa, a pessoa só conseguirá votar com uma das matrículas (a que ela usar primeiro), ao tentar votar com a outra, o voto será bloqueado.