Criar urna
Para criar uma urna é necessário ter Perfil de Criador atribuído ao seu usuário.
Caso não tenha este perfil atribuído, solicite a DITI, através de chamado no SUAP.
1) Para começar, entre no sistema. Após identificar-se, estará disponível a opção Criar uma urna. O botão está presente na tela inicial, e também em outras telas, como a tela Minhas Urnas.
2) Acione o botão Criar uma urna, você será levado para a tela contendo o formulário de criação de urna:
3) Preencha o formulário com os dados da urna, sempre leia atentamente a descrição de cada campo para compreender como deve ser preenchido.
4) Ajuste as configurações e quando estiver satisfeito, basta acionar o botão Criar, você será levado para o painel da urna recém criada.
Entre as configurações disponíveis destacamos:
Urna Privada
Ao ativar esta configuração a urna se torna privada. Uma urna privada só pode ser visualizada por usuários logados no sistema, melhorando a privacidade e segurança. Uma urna pública pode ser visualizada por usuários logados e também por visitantes.
Em todos os casos apenas o Administrador da Urna poderá editar informações.
Usar Apelido
Ative esta configuração para dar mais privacidade aos eleitores, o sistema não exibe seus nomes reais, é gerado um apelido que será exibido em seu lugar.
Alternativas em Ordem Aleatória
Ative esta configuração para que as alternativas sejam exibidas em ordem aleatória na cabine de votação, no momento do voto, para cada eleitor.
1 Voto por CPF
Se ativado, o eleitor que possuir mais de uma matrícula (aluno ou servidor), poderá votar nesta urna 1 vez com a matrícula que escolher (a que ele usar primeiro). Se desativado, o eleitor poderá votar 1 vez com cada matrícula.
Em nenhuma hipótese o Sistema permitirá o depósito de mais de um voto com a mesma matrícula em uma urna, quando uma pessoa possuir mais de uma matrícula, por exemplo, duas de aluno, ou uma de aluno e uma de servidor, e ambas estiverem presentes na mesma urna, cada matrícula poderá depositar 1 voto apenas, mas se a opção de 1 voto por CPF estiver ativa, a pessoa só conseguirá votar com uma das matrículas (a que ela usar primeiro), ao tentar votar com a outra, o voto será bloqueado.


